PONTE GRANDE – GUARULHOS

Ponte Grande é um distrito da Região Norte de São Paulo, que pertencente ao município de Guarulhos, localizado entre a PenhaVila Maria e Itapegica. Trata-se de um bairro essencialmente residencial, contando com pequenos centros comerciais.

O local formou-se na várzea do rio Tietê, onde na mesma localizavam-se até a década de 60 inúmeros portos de areia, olarias e chácaras, sendo proprietários imigrantes italianos e portugueses que ainda residem no bairro. O bairro é um dos mais tradicionais da cidade, e tem um grande número de idosos, dando ao local ares de cidade interiorana, e um notável sotaque paulistano tradicional “á italiana”, semelhante ao de bairros como: a Mooca, o Bixiga, o Tatuapé etc.

Faz ligação entre as Zonas Norte e Leste do município de São Paulo através da famosa Ponte Grande, ou Ponte da Penha, hoje “Ponte Imigrante Nordestino” sobre a Marginal Tietê que no passado era de madeira, atravessando o largo rio Tietê.

O local tem como aspectos geográficos formações de morros e vales, sendo cortados pelos rios Tietê e Cabuçu, onde este deságua no limite sul, e o córrego Itapegica, que limita o distrito com o de Várzea do Palácio, desaguando no Tietê próximo a Ponte.

O bairro conta também com 6 escolas de nível fundamental e médio, e ainda com um campus da Universidade de Guarulhos (UnG), e também o “Auto Shopping Internacional” e o “Internacional Eventos”, onde era a antiga fábrica da Philips.

Na parte de lazer, encontram-se ao longo da antiga várzea inúmeros campos de futebol e um estádio esportivo, além do centro do idoso, onde esses desenvolvem atividades para a saúde.

Encontra-se também no bairro da Ponte Grande a igreja de São Geraldo com sua arquitetura bastante peculiar e que por este motivo é muito procurada para casamentos. Batizar os filhos como Geraldo ou Geralda é uma homenagem que as mães fazem ao Santo, em ação de graças por um parto feliz e pelos filhos saudáveis.

O bairro vem crescendo rapidamente devido a instalação de novas filiais de indústrias, bancos, indústrias automobilísticas e o desenvolvimento de condomínios fechados para moradia. O valor das casas também vem subindo devido a melhora de qualidade de vida da região que, está sendo mais valorizada ultimamente.

Continua sendo um bairro tranquilo e pouco movimentado, com exceção da Avenida, pois é um caminho muito utilizado pelos motoristas para chegar na Zona Leste de São Paulo. Existem estudos do Metrô de levar a Linha 2 – Verde para a Dutra, com duas estações no bairro, a Paulo Freire e Ponte Grande, além da estação Dutra, na divisa com Itapegica.

Universidade De Guarulhos – UNG

Universidade Guarulhos, também conhecida como UNG, é uma instituição de ensino superior particular brasileira reconhecida pelo Ministério da Educação. Fundada em 12 de agosto de 1970,[1] mantém uma política educacional alicerçada no ensino, na pesquisa e extensão. Com base nesse tripé, promoveu a formação de mais de 70 mil profissionais imbuídos de conhecimento técnico atualizado, ética e responsabilidade social.

O desafio de aliar homem, técnica e ferramentas e o compromisso com a qualidade de seus cursos levou a UNG a investir fortemente em sua infraestrutura e corpo docente. Hoje, a Instituição possui mais de 70% de professores mestres e doutores e 100% têm ampla vivência no mercado de trabalho. São mais de 100 modernos laboratórios voltados às demandas das profissões, seis clínicas, hospital veterinário, escritório de assistência jurídica, escritório modelo de arquitetura, brinquedoteca, entre outros espaços para o atendimento à comunidade e a realização de aulas práticas. A biblioteca é informatizada e com amplo acervo. Os alunos ainda contam com sistema de internet sem fio, e-mail institucional e ferramenta on-line de apoio às aulas presenciais.

Em suas cinco unidades e no seu Centro de Pós-Graduação, localizados em Guarulhos, São Paulo e Itaquaquecetuba, a UNG oferece mais de 100 cursos entre graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado. Além dos polos EaD em Bragança Paulista e Atibaia.

A Universidade é também referência na área de iniciação científica, atividade voltada para a identificação de jovens talentos para pesquisa. Além de contar com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UNG recebe o aporte de recursos próprios da Instituição, o que tem possibilitado a muitos estudantes uma formação diferenciada e uma adequada preparação para o prosseguimento de seus estudos.

O investimento contínuo em qualidade realizado pela UNG vem gerando benquistos frutos. O último deles foi a obtenção da nota 4 – num universo de 1 a 5 – na Avaliação de Recredenciamento Institucional do Ministério da Educação (MEC), realizada em 2010 por uma comissão de especialistas.

Em 2014 possuía 18.300 alunos e 5 campus, sendo três em Guarulhos, um na cidade de São Paulo e outro em ItaquaquecetubaNo ano de 2013 teve um faturamento total de 106,5 milhões de reaisEm 15 de dezembro de 2014 foi vendida para o grupo Ser Educacional por 199,08 milhões .

https://www.facebook.com/NicxonPlanejamentosImobiliarios/

https://www.facebook.com/corretordeimoveisemGuarulhos/

https://www.nicxon.com.br/

Por Lorrayne Natali Xavier

 

Prev Post

TORRES TIBAGY

Próximo Post

CUMBICA- GUARULHOS

Participe da discussão

Compare listings

Comparar